Licença utilização

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

domingo, 30 de outubro de 2011

Quadriláteros

Hoje vamos tentar saber um pouco mais o que são os quadriláteros e quais as suas características.


Como sabes os quadriláteros são figuras geométricas que têm quatro lados. Para compreenderes bem o que cada um é observa bem o nome de cada um, pois pode indicar-te que características tem!


Conheces muito bem o retângulo e o quadrado.





O primeiro tem os seus ângulos internos retos e os seus lados são paralelos dois a dois, enquanto o quadrado tem os lados todos iguais. Se vires bem o quadrado também é um retângulo, pois tem ângulos retos e os lados opostos são paralelos!


O quadrilátero seguinte chama-se paralelogramo. Os lados opostos têm o mesmo comprimento. Os ângulos opostos são iguais e dois ângulos adjacentes ao mesmo lado são suplementares (igual a 180º).



     

Num paralelogramo, a altura relativamente a um lado (designado por base) é um segmento de reta que une um ponto do lado oposto à reta que contém a base e lhe é perpendicular.

Ver a imagem de origem



Como tem os lados paralelos, se olhares para o retângulo e o quadrado também têm esta característica, logo também se chamam paralelogramos.


De seguida, vamos tentar conhecer o Losango ou rombo. É um quadrilátero equilátero, ou seja, é um polígono formado por quatro lados de igual comprimento. Um quadrado é um losango e todo losango é também um paralelogramo.


Um outro quadrilátero é o trapézio. Existem três tipos.
Como deste conta, em todos eles, dois dos seus lados são sempre paralelos.

- Trapézio retângulo tem um ângulo interno reto.
- Trapézio isósceles tem dois lados com igual comprimento.
- Trapézio escaleno tem todos os lados com diferentes comprimento.

Em cada uma destas figuras podes traçar segmentos de recta que unem vértices opostos, ou seja, as diagonais. Na próxima imagem encontras as diagonais a preto (une o ponto D ao B) e a tracejado (une o ponto A ao C)

Neste caso podes verificar que as diagonais cruzam-se num ponto, têm o mesmo comprimento e fazem entre si ângulos retos. Dividem o quadrado em quatro triângulos geometricamente iguais.

Ver a imagem de origem


Em relação ao retângulo observamos que as diagonais (a azul) se cruzam num ponto, tem igual comprimento, dividem o retângulo em quatro triângulos equivalentes e os ângulos que formam são iguais dois a dois (tem dois agudos e dois obtusos)


No caso do losango as diagonais (a vermelho e a azul) têm comprimentos diferentes, cruzam-se num ponto, fazem entre si ângulos retos e dividem a figura em quatro triângulos geometricamente iguais.



As diagonais do paralelogramo têm diferentes comprimentos, cruzam-se num ponto, fazem ângulos geomtericamente iguais entre si, dois agudos e dois obtusos.

De seguida encontra um quadro onde podes ter uma ideia geral da organização de todos os quadriláteros!






quadriláteros


Faz os seguintes exercícios:


http://www.ajudaalunos.com/Quiz_mat/quadrilateros_html/indice_quadrilateros.htm
Triângulos e quadriláteros
Ângulos, triângulos e quadriláteros

5 comentários:

  1. obrigaduh vlw pela ajuda !!!!:)

    ResponderEliminar
  2. mhããaãã~ ' hoje nao me ajudou , mais quem sab outro dia se eu precisar .. Maas msm assim adorei o blog .. Obrigado ! bjooos >< ..

    ResponderEliminar