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quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Diversidade dos animais

Formas dos animais

A forma do corpo dos seres vivos está relacionada com o ambiente onde vivem:
  • fusiforme (hidrodinâmica): facilita a deslocação em ambientes aquáticos;
  • alongada (aerodinâmica): facilita o voo às aves;
  • achatada: permite um maior contacto com o meio e facilita a procura de alimentos.
  • cilíndrica;
  • esférica;
  • entre outras.
Existem ainda animais como a esponja que não têm forma definida.
Os animais podem ter o corpo dividido em partes
  • Corpo segmentado: corpo dividido em anéis ou segmentos que podem ser iguais, como na minhoca, ou diferentes, como na abelha.
  

  • Corpo não segmentado ou indiviso: corpo que não apresenta qualquer divisão.
Existem animais que têm esqueleto, que pode servir de protecção, de suporte ou para dar forma ao corpo, e pode ser:
  • interno: como no caso das cobras;


  • externo: como no caso do caracol.

Os animais podem apresentar simetria de dois tipos:
  • bilateral: se o corpo pode ser dividido em duas partes idênticas;

  • radiada: se o corpo pode ser dividido em várias partes idênticas.

Quando um animal não apresenta qualquer tipo de simetria diz-se assimétrico.


Revestimento dos animais




Revestimento Dos Animais

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Locomoção dos animais

Locomoção Nos Animais


LocomoçãO Dos Animais 2008 2009
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Alimentação dos animais

Ao conjunto dos alimentos que um animal consome chama-se regime alimentar:
  • Herbívoros: comem vegetais. Se comem principalmente grãos ou sementes chamam-se granívoros, se preferem frutos são frugívoros;
  • Carnívoros: comem outros animais. Se comem insectos são insectívoros, se comem peixes são píscivoros;
  • Omnívoros: comem vegetais e animais.


Os mamíferos podem apresentar três tipos de dentes: incisivos (para rasgar os alimentos), caninos(para rasgar os alimentos) e molares (para moer e triturar os alimentos). Quando apresentam os três tipos diz-se que têm a dentição completa.
  • Herbívoros: têm dentição incompleta, com incisivos longos para cortar as plantas, molares para moer e triturar bem os vegetais e sem dentes caninos tendo por isso um espaço vazio chamado barra ou diastema.

  • Carnívoros: têm incisivos pequenos, caninos muito desenvolvidos, compridos e aguçados para rasgar a carne e molares pontiagudos para triturar a carne das presas.

  • Omnívoros: têm incisivos cortantes, caninos fortes e pontiagudos e molares com cristas arredondadas para moer os alimentos.

As aves não têm dentes mas sim um bico que pode ser:
  • forte e curvo: em forma de gancho para despedeçar a presa, como na águia e no falcão;
  • curto, forte e cónico: para apanhar e quebrar sementes, como no pombo e no pardal;
  • recto e forte: para apanhar insectos e por vezes sementes e frutos, como no pica-pau;
  • largo e comprido: para filtrar a água, como no pato e no ganso;
  • curto e fino: para apanhar insectos em voo, como na andorinha e no pisco.

As patas das aves também apresentam diversas formas:
  • ave granívora: tem as patas adaptadas à marcha para poder procurar as sementes no solo;
  • ave nadadora-filtradora: as patas possuem uma membrana digital ou nadatória que permite a busca de alimentos na água.
  • ave carnívora: tem patas fortes e com garras para ajudar a agarrar e rasgar a presa;
  • ave trepadora: tem patas com dois dedos virados para a frente e outros dois virados para trás para se fixarem nos troncos enquanto se alimentam.


Etapas do comportamento alimentar:
  • carnívoros: atenção, descoberta, aproximação, captura, morte e consumo;
  • herbívoros: deslocação, escolha, colheita e consumo.

Reprodução dos animais


Já pensaste o que aconteceria se, por qualquer razão, os seres vivos deixassem de se reproduzir?
A resposta é simples: acabava a vida no planeta!
Os mecanismos da reprodução ao nível dos animais os quais permitem que estes originem novos seres semelhantes a si próprios assegurando-se deste modo a continuação da vida na Terra.


Raposa amamentando os seus filhotes

Há dois tipos de reprodução:

a) Assexuada (não sexuada) - Um único ser vivo dá origem a novos seres vivos. Neste processo não ocorrem acasalamentos.

Queres ver um exemplo de uma hidra a reproduzir-se assexuadamente? Então entra aqui. 

b) Sexuada - Para se formarem novos seres, os filhos, é necessário que ocorra o acasalamento entre um macho e uma fêmea da mesma espécie.

Observa agora aqui o acasalamento entre duas borboletas.

Influência dos fatores do meio

Os animais das regiões frias podem apresentar:
  • pêlos mais compridos e espessos no caso dos mamíferos;
  • plumagem mais abundante no caso das aves;
  • camada de gordura subcutânea que cria um isolamento térmico.

Para sobreviverem a condições adversas os animais podem modificar o seu comportamento:
  • hibernação: estado de imobilidade na estação fria. Durante este período os animais alimentam-se das reservas de gordura acumuladas no Verão;

  • estivação: estado de imobilidade na estação quente;

  • migrações: viagens periódicas para regiões com condições mais favoráveis.

As épocas de seca podem também motivar migrações.

2. Influência da humidade nos animais

Relativamente à necessidade de água, os animais podem classificar-se em:
  • hidrófilos ou aquáticos: vivem permanentemente dentro de água;

  • higrófilos: vivem em meios muito húmidos;

  • mesófilos: necessitam de água de forma moderada;

  • xerófilos: vivem em locais secos.

Os animais podem obter água  através de reservas de gordura no corpo ou através dos alimentos.
A luz interfere no comportamento dos animais:
  • período de actividade: há animais diurnos e animais nocturnos;
 diabo da tasmânia

  • mimetismo: alguns animais têm a capacidade de mudar a cor do revestimento consoante se o período diurno é curto ou longo;

  • fototactismo: existem animais que se afastam da luz e há outros que são atraídos por ela.

A caça excessiva, a destruição de habitats naturais e a poluição dos solos, ar é água têm colocado algumas espécies em perigo de extinção.
Exemplo: Em Portugal há várias espécies ameaçadas tais como o lince-ibérico, o lobo-ibérico, a lontra e o camaleão.
Para resolver este problema devem-se tomar algumas medidas tais como:
  • controlar a caça;
  • criar parques e reservas;
  • cumprir leis de protecção dos animais;
  • reduzir a poluição.

in http://www.obichinhodosaber.com/ e http://espacocienciasquintoano.blogspot.pt/2011/02/reproducao-dos-animais.html

Aqui vão algumas páginas, com exercícios:


. A diversidade de seres vivos e as suas interações com o meio Ficha 1


. Variedade de formas e revestimento do corpo  Ficha 3, Ficha 4, Ficha 5(exercícios de revisão), Ficha 6


. Como se deslocam os animais, ficha1


- Ambientes


- Ambientes, Formas e Revestimento dos animais


- A alimentação dos animais Ficha 1


- A dentição dos animais, Ficha 1


- Reprodução dos animais, Ficha 2, Ficha 3, Ficha 4, Ficha 5, Ficha 6, Ficha 7


- Tipos de reprodução


- Metamorfoses dos animais, Ficha 2

- Variedade de formas e revestimento do corpo Ficha 3Ficha 4Ficha 5 (exercícios de revisão)Ficha 6
Como se deslocam os animais, ficha1


Pesquisem mais na páginahttp://www.ajudaalunos.com/cn.htm

 Se quiserem saber mais sobre estes conteúdos vejam os seguintes ficheiros:

Animais - 1, Animais - 2, Mamíferos
Mini enciclopédia dos animais
Locomoção dos animais , Conservação de seres vivos



Nas seguintes páginas podes estudar sobre estes temas.


- Locomoção dos animais


- Características dos seres vivos


 Para encontrares mais material, para 5º e 6º ano, visita a página: http://www.ajudaalunos.com/cn.htm

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