Licença utilização

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Homenagem a Charles Darwin

Caros alunos,
como devem ter ouvido falar na passada quinta-feira (dia 12 de Fevereiro) comemorou-se o aniversário de nascimento do Naturista britânico Charles Darwin.


Este nasceu no ano de 1908 na Inglaterra. A sua família tinha bastantes posses e o seu pai queria que Charles seguisse os seus passos, ser médico. No entanto, Charles desinteressado pelos estudos, começou a gostar de história natural.

A 22 de Dezembro de 1831, Darwin embarcou numa viagem no barco Beagle que iria mudar o rumo da história mundial.




Durante 5 anos observou animais e plantas em diversos locais, principalmente em ilhas.

Nas ilhas Galápagos, no Oceano Pacífico fez observações que permitiram sustentar a teoria que propôs mais tarde. Escreveu vários livros com as observações que efetuou na viagem e as suas ideias.

Esta Teoria foi chamada Teoria da Evolução ou da Seleção Natural. Segundo Darwin, a evolução a partir de um ancestral comum, ou seja, de um antepassado, por meio de seleção natural. Esta tornou-se a explicação científica dominante para a diversidade de espécies na natureza. O conceito básico de seleção natural é que caraterísticas favoráveis que são hereditárias (que passam de geração em geração) tornam-se mais comuns em gerações sucessivas de uma população de seres vivos que se reproduzem, e que caraterísticas desfavoráveis que são hereditárias tornam-se menos comuns.

Darwin afirmou ainda que o Homem e macaco teriam um ancestral comum. ou seja, uma espécie que evoluiu de forma a dar várias outras espécies, entre elas o homem e as várias espécies de macacos.



Darwin faleceu com 73 anos vitima de doença.

Sem comentários:

Enviar um comentário