Licença utilização

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

A água e os seres vivos

Olá a todos.

Deixo-vos algumas ideias sobre a importância da água, o tema que vamos falar a seguir.

A água

A água é a fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, nós continuamos a poluir os rios e as suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para as nossas vidas.


A água é, provavelmente o único recurso natural que tem a ver com todos os aspetos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade. É um recurso natural essencial.




Segundo estatísticas, 70% do planeta é constituído de água, sendo que somente 3% são de água doce, dos quais a grande maioria encontra-se em lençóis subterrâneos. Isto quer dizer que a maior parte da água disponível e própria para consumo é mínima perto da quantidade total de água existente na nossa Terra, que existe nos oceanos e mares.


Os recursos hídricos (formas de conseguir obter água) têm profunda importância no desenvolvimento de diversas atividades económicas. Em relação à produção agrícola, a água pode representar até 90% da composição física das plantas. A falta de água em períodos de crescimento dos vegetais pode destruir lavouras e até ecossistemas devidamente implantados. Na indústria, para se obter diversos produtos, as quantidades de água necessárias são muitas vezes superiores ao volume produzido.


Observando os dados abaixo, percebemos que precisamos começar a utilizar a água de forma prudente e racional, evitando o desperdício e a poluição, pois:

- Um sexto da população mundial, mais de um bilhão de pessoas, não têm acesso a água potável;
- 40% dos habitantes do planeta (2.400 milhões) não têm acesso a serviços de saneamento básico;
- Cerca de 6 mil crianças morrem diariamente devido a doenças ligadas à água salobra e a um saneamento e higiene deficientes;
- Segundo a ONU, até 2025, se os atuais padrões de consumo se mantiverem, duas em cada três pessoas no mundo vão sofrer escassez moderada ou grave de água.

A ÁGUA NO MUNDO

No dia 22 de Março, é comemorado o dia mundial da água. Se hoje os países lutam por petróleo, não está longe o dia em que a água será devidamente reconhecida como o bem mais precioso da humanidade.
A Terra possui 1,4 milhões de quilómetros cúbicos de água, mas apenas 2,5% desse total é água doce. Os rios, lagos e reservatórios de onde a humanidade retira o que consome só correspondem a 0,26% dessa percentagem. Daí a necessidade de preservação dos recursos hídricos. Em todo mundo, 10% da utilização da água vai para o abastecimento público, 23% para a indústria e 67% para a agricultura.

A água doce utilizada pelo homem vem das barragens, rios, lagos, açudes ou levadas, reservas subterrâneas e em certos casos do mar (após um processo chamado dessalinização). A água para o consumo é armazenada em reservatórios de distribuição e depois enviada para grandes tanques e caixas de água de casas e edifícios. Após o uso, a água segue pela rede de captação de esgotos. Antes de voltar à natureza, ela deve ser novamente tratada, para evitar a contaminação de rios e reservatórios nas ETARs (Estações de Tratamento de Águas Contaminadas).
IMPORTÂNCIA DA ÁGUA EM NOSSA VIDA


Cerca de 70 % do corpo humano é formado por água. Perdemos por dia em condições normais:


Respiração (durante a expiração) - 0,4 litro
Urina - 1,2 litros
Transpiração - 0,6 litro
Evacuação na fezes - 0,1 a 0,3 litros
TOTAL (aproximadamente) - 2,5 litros


Assim precisamos de repor, por dia cerca de 2 litros e meio de água. Podemos beber água, 1,5 litros, ou Ingerir alimentos, 1 litro.





A maioria dos pesquisadores concorda que a ingestão de água pura é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde, prevenção das doenças e proteção do organismo contra o envelhecimento. Não é para menos: cerca de 10 milhões de pessoas morrem anualmente de doenças transmitidas pela água.



O CICLO HIDROLÓGICO:


Devido às diferentes e particulares condições climáticas presentes em nosso planeta a água pode ser encontrada, na natureza, em seus vários estados: sólido, líquido e gasoso.

Chamamos de ciclo hidrológico, ou ciclo da água, à constante mudança de estado da água na natureza.


A existência da água em vários estados permite a existência da erosão da superfície terrestre (A Erosão é a destruição do solo e seu transporte em geral feito pela água da chuva, pelo vento ou, ainda, pela ação do gelo). Não fossem as forças provenientes da crosta terrestre, que agem no sentido de criar montanhas, hoje a Terra seria um planeta uniformemente recoberto por uma camada de 3 km de água salgada.

No seu incansável movimento na atmosfera e nas camadas mais superficiais da crosta, a água pode percorrer desde o mais simples até o mais complexo dos caminhos.

Quando uma chuva cai, uma parte da água infiltra-se através dos espaços que encontra no solo e nas rochas. Esta água vai se infiltrando até não encontrar mais espaços.

A água da chuva que não se infiltra, escorre sobre a superfície em direção às áreas mais baixas, indo aumentar o caudal dos riachos, rios, mares, oceanos e lagos.

Em regiões suficientemente frias, como nas grandes altitudes e calotas polares, esta água pode se acumular na forma de gelo, onde poderá ficar imobilizada por milhões de anos.

Verifica os teus conhecimentos:

 
 
Vê os seguintes filmes sobre o ciclo da água:


"


Ora aqui está um jogo sobre este tema!
Para jogares, basta clicar na imagem e usar as letras Z para pegar ou largar o balde e X para reparar a rutura. Vai enchendo os baldes com água e, quando estiverem cheios, coloca a água no lado direito do monitor. Durante o jogo tens algumas perguntas para responder. Boa sorte!






Para verificares os teus conhecimentos sobre o que foi falado faz os seguintes exercícios

ou vê as seguintes apresentações:


Água como solvente

Não existe água pura na natureza, pois ela tem uma grande capacidade de dissolver as substâncias que vai encontrando no seu percurso, quando circula na natureza.

Se deitares uma colher de sal ou açúcar num copo com água e mexeres bem, o sal e o açúcar desaparecem.

Porquê?
Na realidade, nem o sal nem o açúcar desapareceram. Eles apenas deixam de se ver, porque as pequeníssimas partículas que os constituem ficam repartidas uniformemente pela água, obtendo-se, deste modo, água salgada e água açucarada. É por isso que o sal e o açúcar são solúveis na água.

Quando se junta uma substância à água e se obtém uma mistura em que não é possível distinguir a substância do líquido, diz-se que houve uma dissolução. Na dissolução estão envolvidos:
- o soluto, que é a substância que se dissolve (sal e açúcar);
- o solvente ou dissolvente, que é o líquido no qual se dissolve o soluto (água);
- a solução, que é o resultado da mistura entre o solvente e o soluto, em que não se distingue o soluto do solvente (água salgada e água açucarada).


Quais são as substâncias que se dissolvem na água?

Existem várias substâncias sólidas, líquidas e gasosas que se dissolvem na água.
Por isso diz-se que a água é um bom solvente.

Por exemplo, a água dos oceanos e mares é salgada, porque contém sais dissolvidos, sendo o mais abundante o cloreto de sódio, que é o sal de cozinha que tu conheces.

A água doce tem também substâncias minerais dissolvidas como, por exemplo, o cálcio, o sódio, o bicarbonato, o magnésio e o fluór, provenientes das rochas por onde ela passa, tal como acontece com a água das nascentes.

Por isso algumas nascentes têm água com determinadas substâncias dissolvidas que lhe conferem propriedades que, por vezes, são aproveitadas para fins medicinais, como acontece com as termas.
No entanto, muitas outras substâncias podem dissolver-se na água e é por isso que encontras as águas dos lagos e charcos turvas.

As substâncias dissolvidas são muito variadas, dependendo do tipo de rochas e dos materiais que a água vai encontrando no seu percurso, quando circula na Natureza. Por este motivo não existe água pura na Natureza e ela é sempre diferente de região para região.

Mas a água pode dissolver todas as substâncias?

Não, pois a dissolução na água é diferente de substância para substância e algumas dissolvem-se tão pouco que se consideram insolúveis (componente de uma mistura que se distingue facilmente de todos os outros, pois não se dissolve).

Experimenta deitar uma colher de azeite num copo de água. Depois de mexeres o que é que observas? E se continuares a mexer? Continuas a poder distinguir o azeite e a água?
Então o azeite é um exemplo de uma substância insolúvel na água.

Posso separar um soluto de uma solução?

Sim, existem processos que permitem recuperar o soluto e o solvente. Por exemplo, o sal que tens na tua cozinha pode ser obtido por um destes processos. Desde muito cedo o homem utilizou a água do mar para obter sal. O processo de extração do sal baseia-se na evaporação da água, com a consequente deposição dos cristais de sal, nas salinas.
In http://www.aguaonline.net/thematicarticle/content.php?id=25

Como fazer o tratamento de água residuais?

Água própria para consumo pode ser:

§ Água potável – própria para consumo, é incolor, indolor, faz sabão;

§ Água mineral – pode ser utilizada com fins terapêuticos;

§ Água salobra– imprópria para consumo, contém nível elevado de sais ou de outras substâncias dissolvidas que a pode tornar turva;

§ Água inquinada– imprópria para consumo, contém microrganismos prejudiciais à saúde.


De seguida podes observar diversos processos de tratamento de água imprópria para consumo:

Desinfeção – destrói micróbios utilizando desinfectantes com a lexívia;

Fervura – destrói micróbios através da fervura da água durante alguns minutos;

Decantação – retira substâncias depositadas através da vareta, deixando o depósito à parte;



Filtração – retira substâncias em suspensão através de um filtro onde ficam essas substâncias;

Destilação – retira substâncias dissolvidas através da evaporação da água e posterior condensação.


A água chega às nossas torneiras através de:

1. Captação de água das reservas naturais ou de albufeiras construídas pelo homem;
2. Pré-tratamento para retirar partículas sólidas maiores;
3. Decantação;
4. Filtração;
5. Cloração para eliminar microrganismos.

Nas ETAR (Estação Tratamento de Águas Residuais) as águas antes de serem devolvidas à Natureza sofrem os seguintes processos:

1. Pré-tratamento;
2. Decantação;
3. Remoção de matéria orgânica;
4. Desinfeção.


A água é consumida de diversas formas:

· Consumo doméstico;

. Agricultura;
. Indústria;
. Outros (produção de energia, transporte, lazer).


As principais causas de poluição da água são:

- pela acumulação de lixos e detritos junto de fontes, poços e cursos de água;

- pelos esgotos domésticos que aldeias, vilas e cidades lançam nos rios ou nos mares;

- pelos resíduos tóxicos que algumas fábricas lançam nos rios;

- pelos produtos químicos que os agricultores utilizam para combater as doenças das suas plantas, e que as águas das chuvas arrastam para os rios e para os lençóis de água existentes no subsolo;

- pela lavagem clandestina, ou seja, não autorizada, de barcos no alto mar, que largam combustível;

- pelos resíduos nucleares radioactivos, depositados no fundo do mar;

- pelos naufrágios dos petroleiros, ou seja, acidentes que causam o derrame de milhares de toneladas de petróleo, sujando as águas e a costa e matam toda a vida marinha – as chamadas marés negras.




Com recurso a: http://www.obichinhodosaber.com/2011/05/31/ciencias-da-natureza-5%C2%BA-13-importancia-da-agua-para-os-seres-vivos/

Jogo: http://nonio.eses.pt/eusei/passa/qijogar.asp?cod_jogos=1726
Video: http://vimeo.com/9528548



Curiosidades…



A água e a sua relação com os seres vivos

Os seres vivos dependem da água para sobreviverem.

Seres vivos que sobrevivem em ambientes secos: Xerófilos

Alguns arranjaram "truques" para puderem sobreviver em locais com muito pouca água como o deserto. 
É o caso do camelo que armazena nas suas bossas grande quantidade de água, ou o dromedário com uma bossa.
O rato canguru não possui glândulas sudoríparas, pelo que não produz suor. Além disso só se movimenta de noite.


A gazela perde pouca água pelas excreções pois a urina é muito concentrada.


O revestimento dos répteis permite que não haja perdas de água.


Uma outra forma de resistir à secura é através da estivação. Alguns animais mantêm-se a dormir durante a época seca e quente.


Os catos são plantas que sobrevivem bem em ambientes secos.
Possuem diversas características como:
. armazenamento de água e sais minerais no seu caule (1) ou folhas (2),

(1)
(2)

. em alguns casos, folhas transformadas em espinhos que evitam a perda de água por transpiração,
. raízes compridas e superficiais para captarem água que cai no solo pela chuva.

Existem outras plantas que em zonas secas possuem raízes profundas para captarem a água que se encontra em grandes profundidades.

Seres vivos que vivem em ambientes temperados: Mésófilos

Estes seres apresentam necessidades moderadas de água. São seres que ingerem água de forma esporádica, mas que  não conseguem viver sem ela.
 carvalho

Seres vivos que vivem em ambientes muito húmidos: higrófilos

Estes seres vivos habitam em locais muito húmidos sem ser dentro de água. Não são aquáticos, mas só conseguem sobreviver nestes ambientes.


 

Seres vivos que vivem dentro de água: hidrófilos ou aquáticos

São seres que dependem de água, não conseguem viver fora dela. 
Retiram da água, alimentos e oxigénio de que necessitam.


Para aprenderes mais clica em:

58 comentários:

  1. isto esta bues de girrrrrrrooooooo mas, ao mesmo tempo seca

    ResponderEliminar
  2. alguem que me diga qual e a importancia do desenvolvimento da agua!!!please.thank you..

    ResponderEliminar
  3. muito legal. vamos cuidar do planeta, gurizada.

    ResponderEliminar
  4. Eu gostava que todos os comentários fossem para ajudar a criação deste blog e não para críticas sem serem construtivas, ou seja críticas que possam fazer melhorar este blog! Não me importo que digam que é "seca", que não gostaram, ou outra coisa qualquer, mas por favor informem como posso fazer um trabalho ainda melhor!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou a fazer um trabalho sobre a importância da água, e este blog me ajudou imenso. Eu estou muito agradecido. Para mim este trabalho está excelente, merece uma boa aprovação e por mim o trabalho já está "melhor".

      Eliminar
  5. este blogs me ajudou muito para um trabalho que estou a fazer

    ResponderEliminar
  6. adorei essa matéria sobre a água. Nela, surgiram as primeiras formas de vida, e também colaborou com o desenvolvimento dos seres humanos. Mais hoje em dia as pessoas não estão mais se importando com esse recurso natural... acredito que ainda possa se fazer algo a respeito das poluições da agua e outros..cabe a cada um se conscientizar a não poluir um bem tão precioso! :D Gilvanete Duarte :)

    ResponderEliminar
  7. verdade a agua é muito emportente para nossa vida
    precisamos cuidar melhor dela!espero mudanças!

    Leandro Vínicus 9ºANO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O correto é -> importante e não emportente


      Tem certeza de que vc está no 9° ano? Acho que não heim

      Eliminar
  8. muito bom seu trabalho!!
    me ajudou muitissimo!!
    valeu

    ResponderEliminar
  9. esta muito fixe...espero que tenha mais jogos

    ResponderEliminar
  10. ESTE SITE AJUDOU BUE NO TRABALHO DE eTARS

    ResponderEliminar
  11. Adorei o seu blog!!!
    Continua a si
    Nos nao vivia-mos seu agua o agua, agua
    fixe gostei bue

    ResponderEliminar
  12. Seu trabalho é excelente e ajuda muito na pesquisa escolar, gostaria que continue a publicar mai assuntos, parabéns. Silvia Araujo

    ResponderEliminar
  13. Adorei esse Blog !
    ele me ajudou muito para fazer um Trabalho
    Preserve a águaa !!
    Pois so nela podemos encontrar coisas que em nenhum outro recurso Natural tem !

    ResponderEliminar
  14. Olha, Obrrigado por me agudar com esse blog! Vose e uma pessoe muito enteligente! Mas eu moro na Franca e so entendo um puoco de portuguese entao me deculpe po erros!

    ResponderEliminar
  15. isto é uma maravilha.............

    ResponderEliminar
  16. obrigado sem esse blogue não quase não fazia o meu trabalho de grupo continua assim.

    ResponderEliminar
  17. quero saber a importância da água na agricultura

    ResponderEliminar
  18. este blog nao me ajudou no trabalho porque tem muito pouca coisa sobre a importancia da agua e a sua ma gestao.

    ResponderEliminar
  19. gosto do site!Ajuda muito,e é engraçado.
    Obrigada!:D

    ResponderEliminar
  20. o site esta muito vem elaborado contem informação que é bem explicita e que ajuda á compreensão da importância da agua ... Parabéns e continuação de bom trabalho =)

    comprimentos C.M

    ResponderEliminar
  21. Gosto muito deste site é muito organizado obrigado:)

    ResponderEliminar
  22. eu tenho acerteza que este programa e um sucesso mas que deveria de ter para mais anos e mais dixiplinas


    continuem assim

    ResponderEliminar
  23. as presentagens estão um pouco mal mas de resto o site tá fixe!

    ResponderEliminar
  24. achei este blog muitto interessante.eutenho uma idéia que pode melhorar a audiencia do blog,se vcs que estiverem lendo isso tiverem facebook,orkut,msn,twitter etc.. peça no seu mural q acessem o blog ficarão surpresos o que um grupo de pessoas unidas pode fazer

    ResponderEliminar
  25. que legal isto e deais para 1 trabalho!!! Podiam ter posto a parte do resumo,mas esta legal.Se e a importancia.Legal.

    ResponderEliminar
  26. Gostava de saber onde foi buscar esta imformaçao tuda se for possivel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu tambem boa ideia para nos pesquisarmos!?

      Eliminar
  27. Olá! A primeira parte da informação tem lá o local de onde foi retirada. A restante informação foi de variados sites da internet que não sei discriminar agora quais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não procure, encontrar as fontes das informações,mas tente levar os seus conselhos, porque tu tambem sujas a agua de qualquer jeito. tabom. na paz

      Eliminar
  28. eu gostei da matéria,até porque ta muito clara e fala de algo que todos nos fizemos, força!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  29. adorei este blog, por favor nao sujem a água, nós humanos, os animais e todos os seres vivos presisamos dela, acho que deviam continuar com este blog sempre aberto, é um máximo!!

    ResponderEliminar
  30. Muito obriga! Ajudou-me muito o blog a fazer um trabalho para a escola!

    ResponderEliminar
  31. Amei ess blog, ele realmente me ajudou bastante no trabalho de aula, minha professora vai amar minha pesquisa

    ResponderEliminar
  32. ADOREI!!!!!
    tenho uma apresentação na escola e me ajudou muito mesmoooo
    Obrigada
    Vou tirar um 10,00
    valeu

    ResponderEliminar
  33. adorei muito importante.

    ResponderEliminar
  34. eu gostei muito desse blog que vc fez continue ele me ajudou bastante para meu trabalho !!!!!!!!!1

    obg!!ass:anonimo

    ResponderEliminar
  35. Por favor podem por a impotância da água nos seres vivos,, é urgente eu preciso da resposta para hoje,, obrigado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está nesta página. Mas vou colocar aqui novamente:

      Cerca de 70 % do nosso corpo é formado por água. Esta é utilizada na:
      -respiração (durante a expiração) - 0,4 litro
      -produção de urina - 1,2 litros
      -transpiração - 0,6 litro
      -evacuação na fezes - 0,1 a 0,3 litros
      -nas tarefas que se efetuam dentro das células.
      A ingestão de água previne doenças e protege o organismo contra o envelhecimento.

      Eliminar
  36. gosto muito do trabalho que fez sobre a agua esta muito bom parabéns as imagens estão lindas e de acordo com a tema
    gostei muito

    ResponderEliminar
  37. MUITO LEGAL MI AJUDOU A CRIAR UM TEXTO SOBRE A ÁGUA!

    ResponderEliminar
  38. gostei me ajudou cm um campeonato

    ResponderEliminar
  39. tinha a maioria da minha pesquisa mais falta conteudo!!!

    ResponderEliminar
  40. eu so queria saber de uma forma simples a importância dela

    ResponderEliminar
  41. gostaria de saber se tem algum tópico onde fala o consumo de agua por regiões no Brasil.

    ResponderEliminar