Licença utilização

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Simulacro de um sismo

Olá a todos,

convido-os a convidar os vossos professores, colegas e amigos a fazer um simulacro de um sismo na próxima segunda feira. 


A terra vai tremer em Portugal exactamente às 10h13 da próxima segunda-feira, dia 13. E eis o que todos têm a fazer: baixar-se, para evitar uma queda, abrigar-se sob uma mesa e esperar um minuto até que o sismo passe.


Calma, é apenas um exercício nacional de preparação dos cidadãos para o risco sísmico. A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) está a convidar toda a população a participar – onde quer que as pessoas estejam, nas escolas, empresas, em centros comerciais ou em casa. Se os portugueses aderirem em força, muitas mortes ou ferimentos podem ser evitados num terramoto real no país.


Num sismo, o desespero pode fazer com que qualquer um corra para a rua, com medo de que a casa lhe caia em cima. Mas o mais seguro, segundo a ANPC, é proteger-se logo que o tremor é sentido.


A primeira atitude é baixar-se, para evitar que o corpo seja derrubado ou arremessado contra o chão. Depois, deve-se procurar refúgio debaixo de uma mesa sólida e lá permanecer até que o sismo passe. “Se estivermos dentro de casa, é esta a atitude mais segura”, garante Anabela Saúde, responsável pela área da comunicação na ANPC. “Há um consenso sobre o facto de grande parte dos danos corporais num sismo ter a ver com a queda de objectos sobre as pessoas”, completa."



Sem comentários:

Enviar um comentário