Licença utilização

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Fazer dobragens em papel!

Olá caros alunos,


hoje lembrei-me de vos deixar umas ideias para fazerem em casa.


Não sei se já ouviram falar de uma arte japonesa o Origami. Pois é Origami é a arte de dobrar o papel. A origem da palavra provém do papel, que ao juntar as duas palavras a pronúncia fica "origami". Geralmente começamos com um pedaço de papel quadrado ou quadriculado, cujas faces podem ser de cores diferentes.


Dobragens em papel


A História de Sadako


"Depois da destruição de Hiroshima em 1945, muitas doenças surgiram entre os sobreviventes. Uma das vítimas foi Sadako Sassaki dois anos depois do dia da explosão, começou a sentir os efeitos da Bomba Atômica aos 12 anos; o seu diagnóstico foi: Leucemia. Quando Sadako estava no hospital, um amigo trouxe-lhe alguns papéis coloridos e dobrou um pássaro (TSURU). Disse que esse pássaro é sagrado no Japão, vive mil anos e tem o poder de conceder desejos. Se uma pessoa dobrar mil Tsurus e fizer o seu pedido a cada um deles, ele será atendido. Sadako, começou então a dobrar Tsurus e pedir para sarar, porém a sua doença agravava-se cada dia. Sadako então desejou pedir a Paz Mundial. Sadako dobrou muitíssimos TSURUS até ao dia 25/10/1955, quando morreu. Os seus amigos dobraram os Tsurus restantes a tempo para seu enterro. Mas eles queriam mais, desejaram pedir pôr todas as crianças que estavam a morrer, em consequência da explosão da Bomba Atômica. Então formaram um clube e começaram a pedir dinheiro para um monumento.
Estudantes de mais de 3.000 escolas no Japão e de 9 outros países contribuíram, e em 5 de maio de 1958, o Monumento da Paz das Crianças foi inaugurado no parque da Paz de Hiroshima. Todos os anos no Dia da Paz (06/08) pessoas do mundo inteiro enviam Tsurus de papel para o Parque. As crianças desejam espalhar ao mundo a mensagem esculpida à base do monumento de Sadako:

Este é nosso Grito
Esta é nossa oração:
Paz no mundo


Sadako onde estiver, saiba que sua mensagem está sendo conhecida no mundo todo, esperamos que seja também cumprida." (extraído do site: http://sites.mpc.com.br/chavemagica/origami.htm)






Ora bem, vamos colocar mãos à obra e fazer alguns "Origamis". Para isso deixo-vos alguns vídeos sobre isso. No fim podem optar por procurar gráficos em outros sites.




Borboleta




Um sapo que salta!



Um peixe




Pinguim




Um coração



Um flor chamada Lily



Um passarinho - Tsuru (História da menina)



Aqui vai o site com gráficos para fazerem sozinhos...
http://www.fazerorigami.blogspot.com/

Achei a ideia de fazer um abecedário em origami muito interessante e por isso encontrei este site: http://en.origami-club.com/abc/index.html

Para o acompanhar, podem fazer algo que o possa ilustrar, tipo para a letra A, Anjo, B, Banana e assim sucessivamente. Vejam aqui: http://www.pragentemiuda.org/2011/01/alfabeto-ilustrado-em-origami.html
http://www.origami-club.com/en/ (clica no objecto que queres fazer e depois clicas em diagram)

8 comentários: